Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Nunca a tinha ido buscar, só o poderia fazer depois das 18:30 e achei que não a deveria deixar lá tanto tempo porque ela também precisa de umas horas para brincar com estes meninos. Ontem um deles saiu mais cedo para levar uma vacina, achei que o Gonçalo poderia muito bem ficar a tratar deles uns minutos. Esperei que ele chegasse do trabalho e fui.
Quando cheguei ainda estava a lanchar, esperei um pouco do lado de fora da sala e fui analisando o ambiente à volta, meninos a lavarem os dentes, Educadoras a chegarem do recreio com as crianças "no comboio" , canções, risos, muitas mochilas penduradas, reparei logo na da Gabi claro. Entretanto ouço mais barulho, mais um grupo de crianças que vem da cantina, e lá vinha ela, ainda não me tinha visto, era a primeira no comboio, o Pai no segundo dia disse-me que a tentava encontrar no fim da fila uma vez que ela ficou lá tão tristonha, mas não, depois passa-lhe e volta a ser a Gabriela que não reconhecemos pela manhã mas que renasce tipo Fénix umas horas depois. Vinha a dançar, a cantar, a falar alto e quando me viu correu para os meus braços "Mãe vieste tu, obrigada", "Mãe vou apresentar-te os meus amigos", Mãe esta é a Mariana, esta é a Leonor...". Deu-me o caderno de recados e ficou ali a fazer umas palhaçadas para eu e a educadora vermos. Conversei um bocadinho com a Educadora (a Ana xofia como diz a Gabi), "a Gabriela é espectacular, é tão crescida, tem umas saídas tão engraçadas", "não parece nada que nunca esteve na escola, é tão despachada", "portou-se impecavelmente bem", "é uma menina crescida", "chora quando chega mas depois fica muito bem", "relaciona-se facilmente com as crianças e os adultos", "ela é impecável". E eu claro que estava atenta ao que dizia, a minha reacção era um sorriso mas por dentro batia palmas e dizia "claro que é, é minha, é isso tudo e muito mais, é perfeita esta menina, mas havia duvidas? ainda não viu nada..."
O meu coração ia acalmando...
Aparece uma Mãe, olha para a Gabi "que menina tão fofa", agradeci e aproveitamos para conversar um bocadinho.
Um dos meus receios era de que a Gabi se sentisse desmotivada com as crianças da idade dela, enquanto profissional nunca soube muito bem se as turmas heterogéneas eram assim tão positivas, achava que numa sala com crianças da mesma idade o "tempo" era igual para todos e que numa sala com várias idades haveria os mais novos a sentirem-se frustrados por não acompanharem os crescidos e os mais crescidos completamente desmotivados com os bebés (como eles costumam chamar aos mais novos).
Hoje como Mãe sou completamente a favor, as crianças de 3 anos não brincam muito a pares, as brincadeiras são mais egocêntricas, brincam lado a lado , mas a Gabriela (e outras que conheci) brinca aos pares, quando brinca com a prima ou quando arranja uma amiga (por aí pelos parques e férias, porque os meus amigos só fizeram rapazes, temos a Inês mas só tem meses), ela quer brincar a pares, "agora sou eu, agora és tu", "vamos fazer uma corrida? Tu vai primeiro eu vou depois", "olha vou contar-te um segredo", "podíamos dividir pintarolas", "Mãe, eu posso convidar a minha amiga?", "vamos correr de mãos dadas?".
Este foi um dos motivos que me levou a colocar a Gabriela na escola, se bem que acho fundamental que TODAS as crianças frequentem o Jardim de Infância. Aqui comigo só tive uma menina e por um período pequeno, uma menina de 5 anos e com a qual a Gabriela se sentia nas nuvens, aprendia coisas novas, nas corridas ainda hoje diz "partida, lagarta, fugiiiiiiiiida", que aprendeu com a Diana, de resto são sempre rapazes, sejam os fixos ou os que aparecem por pouco tempo, e ainda por cima muito mais novos. Acha-os uns tontos porque fazem cocó na fralda, dá-lhes uma palmada quando espirra e eles não dizem saúde (mesmo que o motivo fosse porque ainda não falavam), não têm a energia dela, não percebem as coordenadas e ela sente-se muitas vezes desmotivada. Apesar de os adorar, começa a "bufar" como quem diz "burros!!", porque apesar de eles já estarem muito desenvolvidos têm 1 e 2 anos.
A Mãe que encontrei perguntou-me a idade da Gabi, "tem quase 3, faz este mês", ela sorriu e disse-me que os dela tinham quase 5 (são gémeos), a Gabi é a mais novinha de todos.
O meu coração foi acalmando mais um pouco...
Viemos embora, saímos do portão e caminhamos devagarinho a conversar sobre o porquê de ela ter que vir do lado de dentro do passeio, ela queria uma explicação detalhada. Encontramos um carreiro de formigas, "olha Gabi, tão lindas todas em fila, são muito trabalhadoras, trabalham no Verão para comer no Inverno(...)(...)", "ok Mãe, anda, vamos (já com um pé em cima de algumas delas)...e lá fomos...pelo caminho para e diz-me "Mãe, tu foste buscar-me!!!" e sorriu. E lá fomos buscar uns gelados, "temos que levar para o Pai".
Acordamos às 7... "Mãããeeee, eu não quero ir à escola". (choro até os avós saírem com ela no colo)
não percebi
É um adeus definitivo ou ainda existe a esperança ...
Está enorme! espero que esteja a correr bem. Há b...
Que fofa! :)
Concordo. Eu só compreendi por inteiro algumas sit...
Vai melhorar com toda a certeza! A MM tb está numa...
Dói ler estes relatos. Sinto-os. É muito difícil p...
Obrigada Joaninha pelo carinho, estou aqui a conta...
Pois é minha querida. Ainda bem que ela foi com a ...
Lol até a mim deu me graça , imagino a cara do rap...
As crianças são a melhor coisas do mundo...a segun...
ui...e agora!!!!????!!!!
Olha eu hoje consegui ser sincera ao dar a minha o...
Ai que delícia a partilha destas desventuras da tu...
Sempre à ordens, estou cá para isso! Sempre que pr...
Não, estava convencida de que o facebook é o blog ...
Acho que fazes muito bem em registar as pérolas da...
Não tens ar de inconveniente :)Sóniawww.tarasemani...
olá :ppultimamente tenho estado sempre no teu blog...